-
Arquitetos: Bangkok Project Studio
- Área: 900 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Spaceshift Studio
"Wonderfruit" é um festival de música, artes, performance e sustentabilidade realizado no final do ano e o "Neramit" é um pavilhão da prefeitura que funciona 24 horas por dia durante o festival.
Este volume e seu espaço interno são criados a partir de uma única estrutura de telhado triangular. Baseamos o projeto do telhado em tubos de aço quadrados padrão, com tamanho de 100 mm x 100 mm x 6 metros, aproveitando todo o comprimento dos tubos para não gerar nenhum resíduo de construção.
Não-arquitetura: Estou interessado na "não-arquitetura" definida como uma estrutura que é simples de ser criada, acessível, feita localmente, atendendo às necessidades dos usuários, além de ser compatível com o clima e com o terreno. Um volume com telhado duas águas é um exemplo comum, especialmente em áreas rurais. Cada elemento da estrutura faz sentido e se apoia mutuamente. Cada peça está interligada e conectada para otimizar a capacidade de suporte de carga com a gravidade e as junções.
No processo surgiram muitas perguntas como que tipo de arquitetura contribui para um clima bom? Que tipo de arquitetura representa um ambiente saudável? Que tipo de arquitetura representa a vida rural? Que tipo de arquitetura expressa um modo de vida agrícola? Mas a pergunta central é: que tipo de arquitetura transmite a sensação de não-arquitetura?
Neramit é literalmente uma cobertura. Sua existência é baseada em um grande telhado de 30x30 metros que proporciona espaço para várias atividades ao longo dos quatro dias do festival. É como o centro do evento, onde todos podem relaxar, socializar e realizar palestras e apresentações.
O pavilhão triangular, feito de tubos quadrados, serve como uma estrutura de suporte para as chapas de zinco. A extremidade de cada chapa é projetada de forma desigual, impedindo que a água da chuva respingue nos usuários. Esse método permite que o telhado sirva como cobertura e parede ao mesmo tempo e também oferece uma boa ventilação. A luz solar aparece em camadas à medida que passa pelas aberturas no teto. À noite, a luz dos shows dentro do Neramit brilhará através dessas aberturas, fazendo com que toda a estrutura pareça uma lanterna gigante iluminando a área circundante.
A estrutura do telhado é móvel, de modo que pode criar espaços internos e externos conforme desejado para acomodar diferentes atividades.
Tenho três motivos para escolher o aço na forma de tubos quadrados como material de construção principal.
- O aço tem sido um material de construção básico há séculos. Estamos acostumados a usá-lo para proporcionar resistência, durabilidade e flexibilidade aos edifícios. Os tubos quadrados são leves e fáceis de montar. Encarei isso como um desafio para criar elementos estéticos a partir de materiais industriais, como em The Walk (2019), onde barras deformadas foram transformadas em um percurso para caminhada. Projetar tubos quadrados comuns para alcançar a beleza da estrutura e do próprio material é algo que aprendi fora da arquitetura.
- Priorizo um orçamento eficiente. Cada peça de aço deve ser aproveitada da melhor maneira possível. Começamos projetando a estrutura que se ajustava perfeitamente aos tubos quadrados de tamanho padrão para evitar a geração de resíduos metálicos. Quando o corte dos tubos quadrados era inevitável, os utilizamos para compor a borda irregular do telhado, eliminando o que de outra forma seria considerado uma parte desordenada da construção.
- O aço é reciclável, desmontado e remontado em outras estruturas ou usado de outras maneiras. Não criar resíduos e aproveitar ao máximo o que temos é o que aprendemos com esta edificação.
Este volume me oferece várias perspectivas sobre o tema da não-arquitetura, como a aplicação da madeira local e do aço, fundindo as semelhanças e diferenças. Aprendemos a transmitir emoções por meio do sistema de telhado feito com peças sobrepostas, salientes e desordenadas. Calculamos a quantidade e o tamanho precisos de materiais necessários para a construção. Aprendemos a adicionar valor a materiais comuns, como chapas de zinco onduladas, um material de cobertura comum, transformando-as em um volume móvel com novas formas e espaços flexíveis.